Trecho do dia
Procuro nas coisas vagas
Ciência!
Eu movo dezenas de músculos
Para sorrir...
“A Alma e a Matéria”
(Autores: Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte) - Álbum “Universo ao Meu Redor”, 2006.
Tarde, já de manhã cedinho… 🌸
Em 2006, Marisa Monte lançou dois álbuns ao mesmo tempo, cada um com proposta completamente diferente do outro. “Infinito Particular”, com uma pegada mais pop, e o “Universo Ao Meu Redor”, inteiramente de samba. Vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode na 7ª edição da premiação, o álbum Universo Ao Meu Redor é um mergulho contemporâneo no samba, onde Marisa une tradição e inovação com delicadas reinterpretações da Velha-Guarda da Portela às colaborações com artistas como David Byrne.
O universo por trás da obra da capa 💛
Beatriz Milhazes, artista plástica brasileira que assina a obra da capa do álbum Universo Ao Meu Redor, já explorava a criação de colagens com embalagens de chocolates e bombons quando Marisa teve a ideia de convidá-la para um projeto especial. Marisa passou a colecionar cuidadosamente embalagens de cordas de cavaquinho e violão, fascinada pelos desenhos de pássaros, pinceladas artísticas e detalhes que bebiam da essência do samba. Ao apresentar a proposta a Beatriz, sugeriu que aquelas embalagens únicas se transformassem em uma colagem, unindo a poesia visual da artista com a musicalidade que inspirava o projeto.
Poesias ritmadas em um repertório cadenciado🌺
“Se eu tivesse gravado agora apenas um disco e fosse para a estrada, ia demorar um tempão até que eu tivesse a chance de gravar de novo e sei que haveria um hiato entre o que faço e o que mostro. Por isso concebi esses dois discos de repertório inédito.
Gerados ao mesmo tempo, como gêmeos bivitelinos, vêm ao mundo agora no mesmo dia.
Mas são muito diferentes.
Cada um com a sua história.
Cada um falando por si.
Como duas fotos.
Com muitas pessoas e comigo no bolo.
Agradeço a todos.”
— Marisa Monte, 2006.
Os sambas de Jaime Silva, Argemiro Patrocínio, Dona Ivone Lara, Casemiro Vieira, Moraes Moreira, Galvão e Cézar Mendes, alguns com mais de cinquenta anos, se entrelaçam à produção contemporânea de Adriana Calcanhotto, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e a própria contribuição de Marisa no repertório de "O Universo ao Meu Redor". Este disco não se limita a explorar o samba em si, mas, sobretudo, busca captar a essência e a atmosfera que o samba evoca, abordando seus temas mais recorrentes: o amor, a natureza, a música, a condição humana, o canto dos passarinhos, o quintal e o convívio por meio da arte.
A turnê Universo Particular ✈️
Os títulos dos dois álbuns, Universo Ao Meu Redor e Infinito Particular, deram origem ao nome da turnê Universo Particular, que, entre meados de 2006 e 2008, passou por algumas capitais brasileiras e o mundo. Durante toda a jornada, foram registrados os momentos de bastidores que resultaram, posteriormente, no documentário Infinito Ao Meu Redor, nome que também brinca com a mistura dos títulos dos álbuns.
“Mais do que uma intérprete, Monte é também uma compositora, produtora de discos, bandleader e mulher de negócios, com total controle de sua carreira, do repertório e gravações. E ela não deseja se confinar em um estilo musical apenas”
— Larry Rohter, The New York Times, novembro de 2006
Memórias, Crônicas e Declarações de Fãs: Universo Ao Meu Redor 💌
Théo
Oi Marisa! Meu nome é Théo, tenho 16 anos, e sou um fã recente do seu trabalho. Foi através do documentário da turnê Universo Particular que me tornei realmente seu fã. Antes, eu só conhecia algumas músicas, mas o documentário me fez mergulhar no seu universo de músicas incríveis e explorar canções menos conhecidas pelo público.
Sua música me inspirou tanto que comecei a aprender a tocar ukulele, e isso tem sido muito especial para mim. Pois nunca me achei capaz de aprender a tocar algum instrumento musical, e graças a você estou vendo que é possível sim!
Obrigado por criar músicas tão incríveis e ser inspiração pra tanta gente!
Recado de Marisa para Théo 📝 Oi, Théo! Fico muito feliz em saber que o documentário te levou a explorar mais do meu universo musical e que agora você está se aventurando no ukulele. Que bom que você se permitiu descobrir essa nova habilidade—tenho certeza de que será uma grande companhia pra você. Obrigada pelo carinho e por compartilhar essa história tão bonita comigo. Um beijo! ❤️
Lídia Mageswski
Me tornei fã da Marisa em 2002, por conta de um ex patrão, que escutava muito. Em 2003 minha filha nasceu. Em 2007, Marisa veio a Vitória (ES) com a turnê Universo Particular. Estava fazendo comida, e minha filha, na época com 3 aninhos, estava brincando. Eu liguei numa rádio, com a esperança de ganhar o ingresso com direito a ida ao camarim, e ficava vigiando. No intervalo das músicas, surge a voz de Marisa, fazendo propaganda do show. Minha filha foi correndo até a cozinha, e perguntou: "Mamãe, essa é a Marisa Monte que você ouve? Eu quero ir no show"!
Achei a coisa mais linda, ela tão pequena, prestar atenção! Fui nesse show, e desde então, nunca mais deixei de ir, todas as vezes que Marisa esteve aqui, e inclusive, fui no show dos Tribalistas, em São Paulo (2018)!
Recado de Marisa para Lídia 📝 Que relato lindo, Lídia! É muito especial ver como a música acompanha a vida das pessoas e atravessa gerações. Sua filha reconhecendo minha voz tão pequena e pedindo pra ir ao show deve ter sido um momento inesquecível. Fico feliz em saber que você segue por perto todos esses anos. Obrigada por compartilhar essa lembrança! Um beijo pra vocês! ❤️
O universo ao redor da internet 👩🏻💻💬
Orquestra Afrosinfônica convida Marisa Monte🎻
No dia 4 de abril, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador - BA, a Orquestra Afrosinfônica e Marisa Monte se encontram em um show inédito e beneficente.
Com mais de cinco décadas de atuação, a CESE já impulsionou mais de 14 mil iniciativas populares, beneficiando mais de 10 milhões de pessoas por meio do Programa de Pequenos Projetos.
Os ingressos já estão disponíveis e toda a renda será destinada a projetos sociais apoiados pela CESE.
Você conhece
o Espaço Imaginário Marisa Monte? 💜
O projeto fica localizado no InCor, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e busca oferecer para pacientes, acompanhantes e colaboradores um espaço de convivência com uma biblioteca para adultos e crianças, atividades artísticas e culturais coletivas em ambiente hospitalar, tornando a atmosfera cativante, humana e acolhedora.
Para doar, envie um email para shandra@associacaoportas.com.br com imagens dos itens a serem doados e retornaremos com as orientações pertinentes ao envio.
#EquipeMM Indica
Esse mês a indicação tá diferente 🩵 Resgatamos um registro raro da turnê Paulinho da Viola Encontra Marisa Monte, em 2017, deles cantando a canção “Universo Ao Meu Redor” juntos, com direito a licença poética na letra da música pra uma versão muito especial!🩷
Meu Deus! Nem acredito que fui respondido! Obrigado Marisa! 🤍
Sou fã de Marisa Monte desde o primeiro disco. Minha irmã mais velha foi quem me apresentou a obra, quando levou pra casa uma fita pra gente escutar... Desde então não paro de ouvir MM. E as minhas irmãs também. Nós amamos Marisa!